468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Chapada Diamantina Home > América do Sul > Brasil > BA >Chapada Diamantina
Chapada Diamantina - Faça aqui sua reserva!!!
- Como funciona? A natureza parece ter caprichado nesse local. Um verdadeiro show com 84 mil km2, dos quais 152 mil hectares formam o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Conjunto formado por Canyons, Vales, Chapadas, Cavernas e despenhadeiros, sem falar nas águas calmas, rios, corredeiras e cachoeiras. O parque abrange diversas cidades, como Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Itaitê e Ibicoara, que são pontos que centralizam os roteiros das diversas atrações do Parque. Seguramente as atrações aqui não são exaustivas, existindo muito mais para você conhecer!



Confira abaixo diversas fotos de Chapada Diamantina, temos muitas outras fotos em nosso álbum !



mais fotos de
Chapada Diamantina
outras fotos...

mais fotos de
Chapada Diamantina
outras fotos...
Envie esta por email Previsão do tempo
Versão para impressão Médias de temperatura


Se você procura passagens aéreas para Chapada Diamantina, temos uma página dedicada para você conseguir os melhores preços e promoções imperdíveis.


Brasil - outras cidades
| Abrolhos | Arraial Dajuda | Costa do Sauípe | Itaparica | Morro de São Paulo | Porto Seguro | Salvador | Trancoso |




==> LOCAIS PARA SE HOSPEDAR

Por enquanto não temos estabelecimentos conveniados para esta cidade.

Quer anunciar seu hotel / albergue aqui?





==> COMENTÁRIOS DOS NOSSOS MOCHILEIROS SOBRE ESSA CIDADE

Número total de comentários: 3 | Nota média: 5.0

DataPor:NotaComentário
03/01/2012 Janete 5A Chapada é surreal! Linda! Vale muito a pena conhecer esse lugar mágico. São passeios incriveis. Me hospedei na pousada Roncador que é simples mas uma fofura os passeios fiz com a Cirtur q tem formas de pagamentos bem legais e um erviço impecável!
07/11/2008 Ricardo Santarem 5estive mes passado na Chapada, adorei conheci a equipe da Discover Chapada são atenciosos cuidaram do vôo de sampa para bahia, traslado para lençóis, fiquei em um dos hoteis maravilhoso aguas do canto!!! recomendo!! www.discoverchapa.com
19/12/2007 percy. gecivaldo 5Sou da chapada e Morro em Morro do Chapéu-Ba, e estou a poucos dias para realizar um sonho, estamos indo daqui para lençois pela antiga estrada real. vai ser o bicho!!! chapada é demmaiis

Escreva seu comentário | Ver todos os comentários de Chapada Diamantina




==> MOCHILEIROS EM VIAGEM

Já estiveram lá! Estão a caminho!
01/Jun/07 - Clau
Não há! PARTICIPE
VOCÊ TAMBÉM!




==> INFORMAÇÕES GERAIS

POPULAÇÃO: INFORMAÇÕES TURÍSTICAS:
70.000 hab. >Info em Palmeiras
R. Rui Barbosa, 7 - tel. 75 332-2229 / 2420
>Info em Lençóis
Secretaria de Turismo - Tel. 75 334-1380

INTERNET CAFÉS:

COMPRAS:
>Pede Trilha - pedetrilha@terra.com.br
Pça Horário de Matos, s/n tel. 75 3334-1124 / 1635
Não espere voltar daqui recheado de compras. O que você trará da Chapada são lembranças e fotos de locais maravilhosos.

O QUE COMER:

VIDA NOTURNA:
As cidades da Chapada Diamantina tem boas opções para comer, principalmente Lençóis, sempre comida simples e caseira. Também não espere muito mais que barulho de pequenos insetos (ou não tão pequenos assim), tranquilidade, luar, estrelas, brisa, etc...




==> COMO CHEGAR E SAIR DA CIDADE

CarroSeguir pela BR 324 até Feira de Santana, depois você pode descer pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 ou a BA-052 até Ipirá, seguindo pela BA-488. Depois, siga pela 242.Polícia Rodoviária: Tel. 71 241-5855 / 301-9440Há 425km de Salvador, 1537km do RJ e 1823km de SP
ÔnibusRodoviária Tel. 75 3334-1112A única viação que leva a Lençóis é a Real Expresso, a partir de Salvador.
AviãoAeroporto Coronel Horário de Matos, BR 242, km 209Tel. 75 3625-8100Há vôos semanais de SP, e vôos 2 vezes por semana de Salvador.




==> COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE

Aqui o transporte público entre as cidades é precário, há alguns ônibus e poucos carros de lotação. O ideal é você ter o seu transporte (carro), ou depender das agências que farão o translado para você. Há a opção de caminhar entre os pontos turísticos, mas as distâncias fazem com que isso possa levar vários dias. Em Lençóis, as lotações costumam ficar parados de manhã próximo à ponte do mercado.



==> MAPA





==> ATRAÇÕES DA CIDADE

Mapa Atração
= Tem foto!
Nota Média Votar! Descrição
Bananal4.0 Arraial fundado por escravos alforriados, o primeiro da região. Cidade de Rio das Contas
Buraco do Possidônio5.0 Dizem haver presença de extraterrestres. Uma vasta vegetação em seu redor. Há 18km do Morro do Chapéu.
Cachoeira da Fumaça4.4 Uma das cachoeiras mais impressionantes do Brasil, com seus quase 400m de queda livre. Nas épocas mais secas, a água nem chega ao poço, dispersando-se no ar como fumaça, daí seu nome. Para ver a fumaça por cima, há uma trilha de 7km a partir de Capão. Para vê-la por baixo, só fazendo um trekking de aproximadamente 3 dias.
Cachoeira da Pirâmide- As águas correm formando uma pirâmide. Para chegar, é preciso atravessar 3 riachos, depois do estacionamento de carros. Trilha plana e tranquila. Jacobina.
Cachoeira da Primavera4.0 Formada pelo riacho Grisante, é permanente com 4m de altura. Òtima para massagear o corpo. Há 4km de Lençóis.
Cachoeira das Andorinhas5.0 Tem uma grande quantidade de andorinhas, deve-se subir a serra. O acesso ao poço é difícil pois há muita vegetação e mata fechada. Jacobina.
Cachoeira das Três Barras- Caracterizada por três quedas consecutivas de água, é de rara beleza. Distante 3km de Andaraí, o passeio tem duração de 12 horas.
Cachoeira do Agreste5.0 Uma das mais belas trilhas em morro do Chapéu é a que leva à essa cachoeira. A principal queda dagua tem aproximadamente 50m de altura. Há 17km do Morro do Chapéu.
Cachoeira do Aníbal5.0 Tem 50 metros de altura e 3 quedas dagua. É necessária a presença de um guia por questões de segurança. Há 2 km de Jacobina.
Cachoeira do Ferro Doido4.3 Dependendo da época do ano, o turista encontrará quatro quedas dagua. A paisagem é cinematográfica, desde a trilha, passando pelo paredão até as bromélias, orquídeas e sempre-vivas.
Cachoeira do Mucugezinho / Poço do Diabo3.0 Há 18km de Lençóis, com alguma estrutura para turismo.
Cachoeira do Ramalho5.0 Tem um salto de aprox. 80m de altura, atingida por uma caminhada de 2 ou 3 horas a partir de Andaraí
Cachoeira do Sossego5.0 Um dos pontos de mais expressiva beleza da região, uma queda dagua em degraus sucessivos, que caem por cerca de 25m de altura. Há 8km da cidade, em 2h e meia de caminhada. É indispensável a companhia de um guia, ao menos na primeira vez.
Cachoeira do Ventura5.0 Queda dagua de 30m de altura e com um poço próprio para mergulhos. Cerca de 6km do centro.
Cachoeirinha5.0 Com aproximadamente 8m de queda livre, fica há 1,5km do centro.
Cemitério Santa Isabel4.0 Criado em 1855 após um surto de cólera que atingiu a região. Cidade de Mucugê
Cidade de Andaraí4.8 Ao lado do rio Paraguaçu, ela foi fundada em 1845. O nome da cidade significa Rio dos Morcegos, na língua dos índios Cariris. Atualmente a agropecuária é a principal atividade econômica, e o turismo cresce pelo fato dela oferecer fácil acesso às atrações naturais da Chapada Diamantina.
Cidade de Iraquara5.0 A história de Iraquara começa a mais de 12 mil anos, quando por este sítio passaram muitos povos pré-históricos, nômades das mais variadas regiões. Há pinturas rupestres, fósseis e registros arqueológicos em grutas e abrigos.
Cidade de Jacobina4.3 Rodeada por serras, morros, lagos, rios e cachoeiras, um excelente destino para apreciadores do turismo ecológico. Também conhecida como cidade do ouro. Tem um rico patrimônio histórico cultural, com boa estrutura de hospedagem.
Cidade de Lençóis5.0 A cidade de Lençóis conta com uma boa estrutura para receber turistas. São mais de 120.000 por ano, que ficam em média 8 dias na cidade. Foi considerada pela quarta vez consecutiva um dos 10 melhores destinos turísticos do Brasil, pelo guia 4 rodas. É a maior cidade da Chapada.
Cidade de Mucugê4.8 Anteriormente era ocupada por fazendeiros, e depois foi a primeira a atrair os exploradores de jazidas de pedras preciosas. Hoje a base da economia da cidade é a pesquisa tecnológica, estruturação do ecoturismo e a agricultura.
Cidade de Rio das Contas5.0 Os primeiros habitantes de Rio das Contas foram escravos. Era rica em ouro de aluvião, o que lhe conferiu prosperidade econômica. A prosperidade decaiu em 1800 com a escassez do metal precioso, e agravou-se com a descoberta de diamantes na Chapada, pois a população daqui se transferiu para as outras da Chapada. Hoje o artesanato é uma forte atividade econômica.
Cidade Morro do Chapéu4.9 Possibilita a prática de muitos esportes radicais, situada a 1km de altitude, além de suas edificações.
Esportes radicais5.0 Você pode ter certeza que encontrará um que lhe agrade. Rappel, canyoning, tiroleza, espeleomergulho, trekking, off road, balonismo, canoagem, mountain bike e trilhas de cross são alguns do que podem ser praticados aqui.
Estrada Real5.0 A antiga estrada de pedra de 6km que ligava Rio das Contas a Livramento no período de exploração do ouro.
Fonte Termal do Tareco4.0 Um oásis em plena caatinga, tem propriedades medicinais, indicada para doenças de pele. Tem infra estrutura de cinco piscinas. Há 35km do Morro do Chapéu.
Gruta Azul5.0 Com um belíssimo visual, comunica-se com a Pratinha através de um canal de água subterrâneo. Os raios de sol atingem um lago no interior da caverna, num espetáculo visual de cor azulada. É perigosa e não recomendada a leigos. Não é permitido nadar e o percurso deve ser feita com um guia. - Iraquara
Gruta da Boa Esperança- Gruta pequena, com apenas 20m de extensão, mas o que mais chama atenção é o painel de pinturas rupestres. Hà 67km do Morro do Chapéu.
Gruta da Igrejinha- Formada por uma única galeria, tem 45m de altura e 300m de extensão. Há 70km de Morro do Chapéu.
Gruta da Paixão3.0 Com 3km de extensão, tem riquíssimas formações calcáreas. Acesso de carro e à pé, a partir de Andaraí. Duração de 12 horas.
Gruta do Cão3.0 Um dos mais belos locais de Iraquara, com um toque especial das gameleiras, com raízes que descem pelo barranco. A entrada exige companhia de um guia. Iraquara.
Gruta do Lapão3.0 Maior gruta em pedra quartizítica do Brasil, fica há 4,5km de Lençóis por trilha. A travessia de 1km por dentro da gruta deve ser feita com guia e demora cerca de 2h. O visual na saída é muito bonito.
Gruta do Pratinha5.0 Gruta escavada pelo rio Pratinha, tem tom azulado e águas cristalinas. Tem galerias que dão acesso a outra caverna próxima, a gruta Azul. Há 77km de Lençóis. Pequena estrutura de apoio com bar, restaurante e sanitários.
Gruta dos Brejões5.0 Com quase 8km de extensão, ideal para prática rapel, com altura de 123m. Há 180km de Morro do Chapéu.
Gruta dos Ossos- Tem cerca de 10m de altura e 100m de comprimento, um verdadeiro sítio arqueológico. Há 75km de Jacobina.
Gruta Lapa Doce5.0 Forma um complexo de 28km de cavernas, dos quais somente 850m são abertos à visitação. Passeio seguro e só é permitida entrada de grupos de 14 pessoas.
Gruta Marota- No distrito de Ubiraitá, com entrada próxima à gruta da Paixão. 53km de distância de Andaraí.
Gruta Torrinha5.0 Com 12,5km que podem ser explorados, apesar de não ser a maior do Brasil é a mais completa, com diversas curiosidades geológicas, além de pinturas rupestres. Tem 3 roteiros para visitação. Iraquara.
Igatu5.0 Durante o auge do ciclo e exploração do diamante, serviu como base para garimpeiros, comerciantes e viajantes que transitavam por Andaraí e Mucugê. Construída de pedra, chegou a abrigar mais de 3 mil pessoas. Com o declínio da economia, ela foi abandonada, e os últimos garimpeiros passaram a destruir a área urbana aos poucos para achar diamantes. Há 12 km de Andaraí.
Igreja de São Sebastião5.0 Em Igatu, distrito de Andaraí. Igreja construída no século XIX, bastante conservada.
Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento- Considerata por alguns estudiosos como a principal construção religiosa do sertão baiano. Foi reconstruída em 1960 após um desabamento. Cidade de Rio das Contas.
Igreja Nossa Senhora da Piedade- No cemitério da Piedade, construída em 1848, conservada.
Jussiape5.0 Fundada em 1962, tem grande potencial turístico e tradições folclórica.
Lothlorien5.0 Uma comunidade voltada para o Naturismo e Espiritualidade, incluindo medicina natural, alimentação natural e ecologia. Abertos para visitantes o ano inteiro.
Mato Grosso- Arraial que recebeu também bandeirantes interessados em novas regiões de exploração do ouro. Cidade de Rio das Contas.
Morrão5.0 Uma visão panorâmica da região, com 1.300m de altitude, tem muitas bromélias e orquídeas. Há 8 km de distância de Morro do Chapéu.
Morro do Pai Inácio4.4 Cartão postal da Chapada, possui 1.120 m de altitude, oferecendo uma linda vista da região. É possível ir de carro pela BR-242 (30km) ou por trilha de 6h a partir de Lençóis.
Poço Azul4.9 Uma das atrações mais famosas da região, acesso pela BA-142, 53km distante de Andaraí. Banho refrescante e cenário afrodisíaco, é permitido mergulho de superfície. O número de pessoas que entram por vez é limitado, tem uma taxa de R$ 3,00 para entrar.
Poço do Diabo5.0 O pequeno Pantanal em pleno sertão, para chegar até ele, deve-se ir de carro até o Remanso e daí partir de barco pelo Rio Santo Antônio até o Paraguaçu.
Ribeirão do Meio5.0 Corredeira que forma um tobogã natural, ótimo para escorregar. Descendo o rio, há o Ribeirão de Baixo, onde se encontra um caminho de garimpos. Fica há 4 km de Lençóis.
Serrano5.0 Complexo formado pelo Rio Lençóis e suas piscinas e caldeirões naturais. Subindo o rio, encontra-se o poço Halley e o Paraíso. Bem próximo está o Salão de Areia, a Cachoeirinha e a Cachoeira da Primavera.
Vale do Pari5.0 Um dos mais belos vales da Chapada, tem paisagem de vasta mata em pleno sertão, com clima frio e úmido. Existe uma pequena comunidade de agricultores de subsistência, os Patizeiros. Fica há 18km de Andaraí. Inúmeras cachoeiras, canyons e paredões compõe o cenário. Duração da caminhada 2-3 dias, caminhada difícil, sempre em subida e no final um descida difícil e perigosa.
Quer saber quais são as maiores e menores notas das atrações?