- VERSÃO PARA IMPRESSÃO
Olinda - Brasil
http://www.voudemochila.com.br/cidades.php?c=210
A cidade recebeu da Unesco o título de Patrimônio Histórico Cultural da Humanidade. Suas suaves colinas sustentam 20 igrejas barrocas, centenas de casas coloniais, mirantes e sobrados que retratam a história brasileira. As paisagens são lindas, as praias muito convidativas embora a maioria imprópria para banhos. Em 1630 foi invadida pelos holandeses que foram expulsos somente anos depois, quando a cidade passou a ser reconstruída.
 
INFORMAÇÕES GERAIS
POPULAÇÃO: INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

370.000 hab.

>Empetur
Centro de Convenções - Tel. 81 3241-2111
>Disk Turismo
Tel. 1516
>Info Aeroporto
Tel. 81 3464-4188
INTERNET CAFÉS O QUE COMPRAR
>StorM - Av. Gov. Carlos de Lima Cavalcanti, 2335 - Casa Caiada. Tel. 81 3431-6847 gleidiston@uol.com.br
>Olindanet - Pça do Carmo, 5b - Carmo. Tel. 81 3429-5528 contato@olindanetcafe.com
>Cyberlink - Av. Ministro Marcos Freire, Galeria Clarks. leorjcl@bol.com.br
Não faltarão lojinhas para você fazer suas compras de souvenirs. O mercado da Ribeira, num prédio do final do século XVII, abriga lojas de artesanato local, na Ribeira.
O QUE COMER VIDA NOTURNA
Não deixe de experimentar os pratos à base de jerimum recheado. Quando os sinos das igrejas centenárias baterem às 6 da tarde, prepare-se para a noite. Nas noites de sexta os músicos saem da Pça de São Pedro para fazer serenatas pela cidade. O frevo é a música que mais embala a alegria da noitada pernambucana.
 
DICAS EXCLUSIVAS VOUDEMOCHILA - Dicas que você não vê em guia nenhum!
 
LOCAIS PARA SE HOSPEDAR

Abaixo a listagem de albergues/hotéis recomendados pelo Voudemochila, que busca sempre as melhores opções para você! Os preços são uma referência, variam de acordo com a época do ano.

http://reservations.bookhostels.com/voudemochila.com.br
Infelizmente ainda não temos opções de hospedagem para essa cidade!
 
COMO CHEGAR E SAIR DA CIDADE
CarroVindo do Sul, BR-116 ou BR-101, do norte BR-101.Polícia rodoviária: Tel. 81 3421-8013 / 3465-8386Há 7km de Recife, 280km de Maceió, 2360km de RJ e 2650km de SP.
AviãoAeroporto de Recife, há ônibus urbanos que fazem o trajeto do aeroporto para Olinda. Os arredores do aeroporto são perigosos.Tel. 81 3464-4188Pça Min. Salgado Filho - Ibura
ÔnibusO terminal rodoviário (TIP) é longe da cidade. As linhas do metrô chegam lá.Tel. 81 3452-1999 / 1103Fica há 10km do centro.
 
COMO SE LOCOMOVER NA CIDADE
Aqui a melhor maneira de se locomover é à pé pelas ladeiras da cidade, e eventualmente pegando um transporte público. Um carro ajuda mas não é fundamental.
 
ATRAÇÕES DA CIDADE:
Basílica e Mosteiro de São BentoÉ o segundo mosteiro construído em terras brasileiras. Sua construção data do século XVI e possui característica peculiar que é a de ser São Bento, ao mesmo tempo, padroeiro da Abadia e do Mosteiro. Foi destruído pelos Holandeses em 1631, e por conta disso não possui identidade arquitetônica definida. VIsitas das 8:30 às 11:30 e das 14:30-17. Rua de São Bento, s/n - Varadouro.
Biblioteca PúblicaA casa é exemplo da arquitetura rural do século XVII. A chamada casa 100 do Carmo foi inaugurada como Biblioteca Pública em 1996. Avenida Liberdade, s/n - Carmo.
Bicas de OlindaAs tradicionais bicas da cidade foram cosntruídas na primeira metade do século XIV, em pedra e alvenaria. A finalidade era a de suprir a falta de água da Vila. Elas resistiram à ação do tempo e hoje completam os monumentos históricos da cidade.
Capela de Santa Ana do Engenho FragosoNa base rural de Olinda, é posterior à construção do engenho, cujos últimos resquícios são as ruínas do antigo forno de cal e o que restou da capela. Antigo Engenho Fragoso - Cidade Tabajara.
Capela de São Pedro AdvínculaConstrução por volta de 1764. Os presos dela se serviam para assistirem às missas. R. 13 de Maio, s/n - Varadouro.
CarnavalO carnaval é a maior e mais autêntica festa popular do Brasil, atraindo todo ano milhares de foliões que iteragem com a rica diversidade cultural do nordeste, representada por troças, clubes, caboclinhos, maracatus e bonecos gigantes, aliada ao calor do frevo.
Casa de João Fernandes VieiraSobrado onde habitou e faleceu João Fernandes Vieira, restaurador de Pernambuco, rico senhor de engenho que teve destaque na luta contra o invasor holandês. Rua de São Bento - Varadouro.
Coreto da Praça da PreguiçaConstrução do fim do século XIX, tem construção de ferro fundido, de procedência inglesa, com base de pedra arredondada. Antigamente abrigava a banda de música, animando as festas de Olinda.
Farol de OlindaO original foi montado sobre o Fortim Montenegro, aceso pela primeira vez em 1872. O atual foi construído no alto do morro de Serapião, e inaugurado em 1941. Sab, Dom e Feriados, das 14-17 horas. Tel. 81 3496-6525. Bairro do Amaro Branco.
Forte de São FranciscoTambém conhecido como Fortim do Queijo. A localização geográfica de Olinda torna-a vulnerável a invasões, e por conta disso intensificou-se a construção de fortalezas. Dizem ser o mais antigo da cidade, e passou por uma retauração há 30 anos atrás. Rua do Sol - Carmo.
Horto Del ReyNão se tem registro preciso de sua fundação, teve seu tempo áureo em 1830 quando chegou a possuir mais de 1000 espécies. Foi vendida em 1854 e hoje pertence a particulares.
Igreja da MisericórdiaForam construídas em 1540. Em 1630, foi saqueada e incendiada pelos holandeses, e restaurada em 1654. Diariamente 11:45-12:30 e 18-18:30. Alto da Misericórdia, s/n - Amparo
Igreja da Santa Cruz dos MilagresA igreja mostra um frontispício simples, uma torre sineira e portal central. Missa aos sábados, às 15h. R. Santa Cruz dos Milagres - Milagres.
Igreja de N. Sra. da Boa horaEdificada em 1806, e por conta de sucessivos acréscimos toma a forma que tem hoje a igreja atual. Missas às quintas às 18h, visitas solicitar na casa 207, vizinha à igreja. Rua da Boa Hora, s/n - Amparo.
Igreja de N. Sra. das NevesO conjunto formado pela igreja, capela de São Roque e Convento de São Francisco começou a ser construído em 1585. É o convento franciscano mais antigo do Brasil. Foi incendiada no ano de 1631 e reconstruída no mesmo século. O forro da igreja tem pinturas do século XVIII. Seg-Sex 7-11:30 e 14-17, Sab 7-12. Ladeira de São Francisco, 280 - Carmo.
Igreja de N. Sra. de GuadalupeUma das poucas igrejas da América do Sul sob invocação da padroeira do México. Construída pela devoção dos homens pardos libertos ou escravos da Vila de Olinda entre 1626 a 1629. Ter-Sex 15-17. Pça Miguel Canuto, s/n - Guadalupe.
Igreja de N. Sra. do AmparoIgreja primitiva fundada por rapazes solteiros e músicos, entre os anos de 1550 e 1560. Parcialmente destruída pelos holandeses em 1631, e a data da fachada de 1644 marca sua reconstrução. Visitação das 7:30-13:30, missas aos domingos às 17h. Largo do Amparo, s/n - Amparo.
Igreja de São José dos PescadoresConta-se que a imagem de Sâo José foi encontrada por pescadores do lugar, onde foi levantada uma ermida. Em 1901 tornou-se Capela e em 1936 foi ampliada. Missas às quintas às 17h. Rua do Sol - Carmo.
Igreja de São Pedro ApóstoloTem sua construção posterior à restauração pernambucana, provavelmente nos fins da metade do século XVII. Pça João Alfredo, s/n - Carmo.
Igreja de São Salvador do MundoA igreja foi a primeira construída no Brasil, em 1540, tinha sua estrutura inicial em madeira e taipa. A partir de 1584 começou a construção da nova igreja Matriz com muitas capelas ao redor. Durante a invasão holandesa teve sua estrutura danificada com o incêndio ateado pelo invasor. Foi restaurada em 1676, e foi elevada à categoria de Bispado sendo inaugurada somente em 1714. Seg-Sex 8-12 e 14-17. Alto da Sé.
Igreja de São SebastiãoFundada em 1686, foi construída com recursos do Senado e donativos populares. Em 1819 foi feito um grande serviço de restauração e colocadas na fachada principal do templo as armas do Senado da Câmara, que são o globo e a cruz de São Salvador. Sab 15h, e 17h para missa. Rua 15 de Novembro, s/n - Varadouro.
Igreja do Bom Jesus do BonfimSua construção data de 1758, quando um morador da cidade pede permissão para fundar uma igreja dedicada ao Senhor do Bonfim. R. do Bonfim, s/n - Carmo.
Igreja do Rosário dos Homens PretosConstruída na segunda metade do século XVII, é a primeira igreja em Pernambuco a possuir irmandade formada por negros. Em volta da igreja eles promoviam folganças denominadas Congos, na tentativa de resgatar as festas religiosas da África. Recentemente, por conta de restaurações, foram descobertas pinturas que imitam pedras preciosas e o marmorizado dos altares de madeira das igrejas mais ricas da cidade. Seg-Sex 9-11 e Sábados 10-21. Largo do Bonsucesso, 45 - Bonsucesso.
Igreja e Convento de N. Sra. da ConceiçãoÉ um dos mais antigos do Brasil colonial, foi abandonado no período da invasão holandesa e reconstruído passando a funcionar como casa religiosa de recolhimento para mulheres abandonadas. A principal atração é a imagem barroca de N. Sra. da Conceição, pintura em ouro e policromia com um pedestal lindo formado por um bloco de anjos, além da coroa de prata. Seg-Sex 8-11 e 14-16, LArgo da Misericórdia, s/n - Alto da Sé.
Igreja e Convento de Santa TerezaErguidos em 1660, em estilo barroco e contém preciosas imagens de santeiros pernambucanos. Hoje abriga um orfanato e o Colégio Santa Tereza. Missas aos Domingos. Avenida Olinda, 570 A - Santa Tereza.
Igreja e Mosteiro de N. Sra. do MonteA igreja é das mais antigas de Olinda, construída em meados do século XVI, seu interior é rústico não possuindo nada de barroco. Pça N. Sra. do Monte, s/n - Monte.
Igreja Santo Antônio do CarmoA primeira igreja da Ordem dos Carmelitas a ser construída em terras brasileiras, passou por restaurações. A fachada é em estilo colonial renascentista, é muito bonita. Praça do Carmo - Carmo.
Igreja São João Batista dos MilitaresA igreja foi construída na segunda metade do século XVI. O interior é simples, e tem um interesante brasão acima da porta central. Missas às quintas, 19:30. R. da Saudade, s/n - Amparo.
Mata do PassarinhoÁrea de preservação ambiental, o último resquício de Mata Atlântica do município de Olinda.
MaxambombaEm 1866 foi iniciada a utilização dos trens a vapor, a chamada Maxambomba, que ligavam o centro de Recife aos subúrbios de Olinda. Pça do Carmo, s/n - Carmo
Mercado da RibeiraConstruído no final do século XVII, edificação típica do Brasil Colonial, já foi restaurado no estilo original e nele funcionam várias galerias de artesanatos. R. Bernardo Vieira de Melo, s/n - Ribeira.
Mercado Eufrásio BarbosaFunciona no prédio da antiga fábrica de doces Amorim Costa, fundada em 1865. em 1979 o prédio foi desapropriado pela Prefeitura e reformado para abrigar o mercado. Seg-Sab 7-18. Pça do Varadouro, s/n - Varadouro.
Mirante da Igreja de N. Sra. da GraçaVê-se as torres de igrejas seculares, o Oceano Atlântico, o porto e a cidade de Recife e um pedaço do Rio Beberibe.
Mirante da RibeiraDe lá, avista-se a praia de Ponta del Chifre e um trecho do Beberibe, além do porto e o bairro de Boa Viagem.
Mirante do Alto da SéHá também uma feirinha que comercializa artesanato local nesse mirante. A vista é muito bonita.
Museu de Arte ContemporâneaO prédio do século XVIII, que abriga o museu de arte contemporânea, foi projetado para abrigar o cárcere da Diocese. Construção pesada, com janelas de grade de ferro e molduras de pedra, desde 1966 é tombado, e abriga o museu. Ter-Sex 8-18, Sab-Dom 14-17:30, R. 13 de maio, 149 - Varadouro. Tel. 81 3429-2587
Museu de Arte Sacra - MASPO prédio já abrigou a Câmada do Senado e depois o Palácio Arquiepiscopal, e hoje abriga a rica arte religiosa de Pernambuco. A construção em si vale a pena a visita. Ter-Sex 8-12 e 14-18, Sab-Dom 14-17:30, R. Bispo Coutinho, 726 - Alto da Sé, tel. 81 3429-0032
Museu Regional de OlindaOrganizado em 1935 em comemoração à chegada de Duarte Coelho a Pernambuco, reúne peças de extremo valor histórico. Está instalado num bonito sobrado que remete à Olinda de 1700. R. do Amparo, 128 - Amparo.
Observatório MeteorológicoNuma área de aprox. seis mil metros quadrados, em um dos pontos mais altos de Olinda, fica o observatório meteorológico da cidade. Nele foi descoberto em 1860 o primeiro cometa do Brasil observado pelo astrônomo francês Emmanuel Liais. Rua Bispo Coutinho, s/n - Alto da Sé.
Palácio dos GovernadoresConstruído no século XVII, foi o antigo Paço da Assembléia Constituinte da Confederação do Equador. Já abrigou os cursos jurídicos, teatro Melpôneme, Fórum e Colégio Arquidiocesano de Olinda. Hoje funciona como sede do Poder Executivo de Olinda. Rua de São Bento, 123 - Varadouro.
PraiasOlinda tem apenas 11km de praias, distribúidos em 7 praias, sendo que algumas inacessíveis para o banho de mar, mas convidativas para o lazer contemplativo.
Prédio da Caixa DaguaConstruída em 1934, é um marco da arquitetura moderna. O uso de pilotis, utilização de fachada cega e outra vazada de luz foram utilizadas posteriormente por Niwmeyer nos edifícios de Brasília. R. Bispo Coutinho, s/n - Alto da Sé
Ruínas do SenadoAli ficava o imponente prédio do Senado da Câmara de Olinda, construído em 1693. Hoje a secular ruína mostra a incomum espessura das paredes antigas. Rua Bernardo Vieira de Melo, s/n.
Seminário de Olinda e Igreja de Nossa Senhora da GraçaConjunto arquitetônico, o maior testemunho da arquitetura jesuítica do século XVI no Brasil. Seg-Sex 14:30-16 para visitação. Missas às 6:50. Rua Bispo Coutinho, s/n - Alto da Sé.
Sobrado Mourisco IConstruído no século XVIII com arquitetura sob influência árabe.
Sobrado Mourisco IIConstruído no século XVII, possui três portas, e no andar superior existe um balcão de madeira com losangos e treliças com seu muxurabi. Aqui já se hospedaram autoridades como o Imperador Pedro II e a Imperatriz Teresa Cristina. Pça Conselheiro João Alfredo, 07 - Carmo
Veneza Water ParkGrande parque aquático de Pernambuco. 90 mil metros quadrados de diversão e adrenalina. Sex-Dom 9-17, Av. Cláudio José Gueiros Leite, 10050. Praia de Marinha Farinha. Tel. 81 3436-6363