468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Turismo estrangeiro no Brasil bate recorde
fonte : Invertia
25-Jan-2006


O número de turistas estrangeiros no Brasil chegou a 6,784 milhões em 2005, um recorde histórico, com aumento de 10,53% em relação ao ano anterior, segundo informações da Infraero. No mundo, o número de turistas estrangeiros aumentou em 2005, com 808 milhões de turistas, segundo a Organização Mundial do Turismo (OMT). O resultado, também um recorde histórico, aponta crescimento de 5,5% na comparação com o ano anterior.

Em toda a América do Sul, o número de turistas estrangeiros nos países da região cresceu 12,7% no ano passado. Os aumentos mais significativos ocorreram na Venezuela (23%) e na Colômbia (22%).

Apesar de atentados e desastres naturais, incluindo a longa temporada de fortes furacões e os desdobramentos do tsunami que atingiu o sul da Ásia, o desempenho da indústria do turismo no ano passado reforça a recuperação do setor observada em 2004.

Mesmo com um crescimento mais moderado no ano passado do que em 2004, quando chegou a 10%, o aumento estimado para 2005 é quase 1,5 ponto percentual maior do que a média histórica de 4,1%.

Recuperação

"O setor de turismo ganhou poder de recuperação de forma substancial nos últimos anos", afirmou Francesco Frangialli, secretário-geral da OMT.

"Mesmo com o ambiente turbulento em que vivemos atualmente, destinos em todo o mundo receberam cerca de 100 milhões de desembarques internacionais a mais entre 2002 e 2005", acrescenta Frangialli.

Todas as regiões do planeta registraram aumento no número de turistas estrangeiros. Nos países da África, por exemplo, o crescimento foi de 10,1%.

Nos Estados Unidos, apenas entre janeiro e setembro, o aumento chegou a 8%. O Oriente Médio, que já havia apresentado desempenho sólido no setor de turismo durante os últimos anos, registrou crescimento de 6,9%.

O resultado mais modesto ficou para os países da Europa, que receberam em 2005 um número de turistas estrangeiros 4,3% maior do que no ano anterior.

Perspectivas

A partir de cálculos realizados em parceria com a Universidade Politécnica de Madri, a OMT prevê que o padrão de desaceleração gradual do crescimento no setor deve ser mantido em 2006, quando o volume de turistas internacionais deve aumentar entre 4% e 5%.

A estimativa se baseia nas perspectivas de crescimento econômico na maior parte dos países e nos sinais de revigoramento das economias da zona do euro, especialmente a da Alemanha.

A OMT alerta, no entanto, para três fatores que causam incerteza e podem atrapalhar o turismo em 2006: o terrorismo, possíveis mudanças no cenário econômico (incluindo aumento dos preços no setor energético, inflação e juros) e a ameaça de que a gripe aviária se espalhe por novos países.

"O pânico é sempre um mau conselheiro", diz o secretário-geral da OMT. "O que podemos fazer é monitorar a situação e nos preparar para isso, caso aconteça."


mais notícias