468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Dez investidores interessados na VARIG
fonte : Invertia
12-Mai-2006


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Demian Fiocca, garantiu nesta quinta-feira que será "curtíssimo" o prazo de liberação dos recursos do empréstimo de até US$ 250 milhões para o investidor que quiser adquirir os ativos totais ou parte da Varig.

Entenda o plano de salvação e venda da Varig
Fiocca lembrou que a instituição concederá o financiamento no montante de até dois terços do total, sujeito porém a seus critérios bancários. "Se o BNDES estivesse querendo comprar uma parte da Varig, seria relevante então o entendimento de diferentes órgãos de natureza jurídica. Como nós não estamos comprando parte da Varig, é uma avaliação que a área jurídica dos potenciais investidores fará", afirmou, em referência à contestação que a Procuradoria Geral da Fazenda teria feito sobre a validade da separação da Varig em duas empresas, uma para venda em leilão judicial e outra com o passivo.

"Isso terá de ser analisado pelo departamento jurídico dos investidores interessados na operação, é uma questão para o novo comprador", acrescentou. Fiocca não quis revelar quantos interessados já teriam procurado a instituição, mas indicou que a base poderiam ser as cerca de 10 consultas feitas por empresas à Alvarez & Marsal, contratada pelos credores para conduzir a reestruturação da companhia aérea.

Fiocca reiterou que desde que os investidores apresentem uma carta de fiança bancária correspondente ao montante de financiamento a ser concedido pelo BNDES, o prazo para liberação dos recursos será de dois a três dias após a data limite estabelecida para a formalização do interesse dos investidores, que é o próximo dia 15, até as 18 horas. A apresentação dessa carta bancária pelas instituições que já operam com o investidor, e que assumem o risco de crédito, permitirá ao BNDES reduzir seu prazo normal de avaliação de pedidos de financiamento, que se estende até 40 dias.

Ao contrário do empréstimo-ponte concedido em novembro para a venda das subsidiárias da Varig (VarigLog e VEM), quando o BNDES desenhou o modelo de financiamento, lembrou Fiocca, agora o banco está participando somente como financiador do investidor que repassará os recursos da instituição para capitalização da Varig até o leilão.

Em todas as hipóteses previstas pela instituição - que vão desde o tomador do empréstimo-ponte ganhar o leilão, perder, ou o leilão não acontecer -, o investidor terá de quitar o pagamento imediatamente, alertou Fiocca. Segundo a assessoria do BNDES, as informações sobre a operação de venda da Varig e questões referentes à remuneração estarão detalhadas em edital que será elaborado pela 8ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, à qual está subordinado o processo de recuperação judicial da Varig.


mais notícias