468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Ceará costura rota à costa leste
fonte : Folha on Line
04-Ago-2006


Os ventos cearenses sopram para a costa leste do Estado, para os lados de Aracati, Beberibe e Aquiraz, que integram dias ensolarados, passeio de buggy e arte, com várias mulheres rendeiras. E, de parada em parada, o lado artístico da viagem também se entrelaça em cada município. Se os nomes das cidades não soam familiares, leia-se que o roteiro passa por Canoa Quebrada, a 150 km de Fortaleza, Morro Branco e Porto das Dunas, respectivamente a 93 km e 25 km da capital.

O tour rumo ao litoral leste apresenta ritmos diferentes. Canoa tem pousadas pequenas e passeio tanto à beira do mar quanto por dunas desérticas, além de uma noite agitada, com bares, restaurantes e gente apinhada na rua Broadway.

Morro Branco pede uma volta de buggy, que percorre dunas, lagoas e falésias coloridas, e reúne alguns hotéis grandes de frente para o mar, com visual lindo para o oceano.

Já Porto das Dunas e suas praias vizinhas em 35 km de faixa litorânea mostram a melhor infra-estrutura hoteleira da costa leste, está perto de Fortaleza e acolhe o parque aquático que resolve o pique das crianças.

Arte

Se o pólo de artesanato em Fortaleza, o Ceart, registra de tudo um pouco do que é produzido no Estado, no tour além-Fortaleza, pode-se ver e acompanhar in loco a produção do rico artesanato cearense.

As rendeiras de labirinto se concentram em Aracati. Em Canoa Quebrada, a tradição está nas mãos das senhoras, mas no Cumbe, outra vila de Aracati, adolescentes aprendem com as rendeiras mais velhas e incrementam com novas cores o artesanato.

Já a renda de bilro é quase sinônimo de Aquiraz, onde há informalmente cerca de 2.000 mulheres trabalhando nesse tipo de artesanato, e em Beberibe, na praia de Morro Branco, famosa por reunir falésias coloridas, acompanham-se artesãos fazendo um dos suvenires mais populares do Estado: as garrafas de areia colorida.


mais notícias