468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Capoeira baiana é tema que inspira turismo e gera renda
fonte : Sebrae - Bahia
12-Set-2006


O empreendimento é resultado de uma parceria da Sauípe S/A com o Pólo de Capoeira do município de Lauro de Freitas, na Bahia, com apoio da prefeitura e do Sebrae estadual. No estabelecimento serão comercializados desde instrumentos da arte-dança afro-brasileira feitos no Pólo até a coleção de moda com motivos da capoeira desenvolvida pela confecção baiana Coco Doce, além de serviços de apresentação de shows de maculelê, samba de roda e puxada de rede.

De acordo com a coordenadora do Projeto de Cultura do Sebrae na Bahia, Luciana Santana, a loja temática vai comercializar produtos e serviços oferecidos pelas quase três mil pessoas que participam do Pólo de Capoeira de Lauro de Freitas.

"A capoeira estimula vários pequenos empreendimentos, gerando trabalho e renda", afirma Luciana, destacando a importância da iniciativa em parceria com a Sauípe S/A. Segundo ela, além do efeito econômico e social para a comunidade ligada à capoeira, o empreendimento inovador agrega valor cultural ao complexo hoteleiro, que atrai dezenas de milhares de turistas de todo o mundo anualmente. "Os turistas que visitam a Costa de Sauípe terão acesso direto a produtos e serviços da cultura baiana".

Para Luciana, a loja temática é uma ação que consolida o Pólo de Capoeira em Lauro de Freitas, criando um forte atrativo turístico cultural, que por si só amplia as oportunidades de negócios para a população. "O Pólo de Capoeira pretende crescer além das fronteiras municipais, no Estado e no Brasil, para tornar-se um centro de atividades de excelência, exportador de valores para outros países, onde a capoeira já é bastante conhecida", diz.

Segundo o mestre Reginaldo, presidente da Cooperativa do Pólo de Capoeira, criada com apoio do Sebrae e da prefeitura de Lauro de Freitas, o projeto está fortalecendo a união entre os diversos grupos da região. “Já começamos a enxergar a possibilidade de termos renda através das atividades que estão sendo implementadas, além de permitir que a cidade seja uma referência da atividade da capoeira no cenário mundial”.

Mestre Reginaldo informa que, além da parceria com a Sauípe S/A, já está sendo viabilizada outra com a Infraero. “Até novembro, esperamos a abertura de uma nova loja temática no aeroporto, que também será administrada pela cooperativa”, diz. Segundo ele, a cooperativa reúne hoje três associações e 32 grupos. “Promovemos oficinas de berimbau, artesanato e confecção”.

A coordenadora do Sebrae destaca entre as conquistas do Pólo a organização da cooperativa, que promove a unidade associativa entre os diversos grupos de capoeiristas da região, e a legislação municipal que introduziu o ensino da capoeira no currículo das escolas de Lauro de Freitas.

Para Luciana, a capoeira promove a segurança e a auto-estima de seus praticantes, bem como a disciplina e a integração de seus membros. "São qualidades essenciais para o desenvolvimento da cidadania e de uma cultura de paz".

Identidade cultural

Com uma população quase 80% negra, a cultura afro é a referência mais forte das manifestações populares de Lauro de Freitas. A existência de 110 grupos de capoeira, assim como o samba de roda, maculelê e os 400 terreiros de candomblé são exemplos dessa influência.

A capoeira existe no município desde a época dos grandes engenhos movidos pelo trabalho escravo. Com a criação da primeira academia comandada pelo mestre Sérgio em 1973, a atividade passou a ser considerada como organização social na cidade.

Para mestre Cafuné, a utilização da capoeira na educação, auxiliando na formação de crianças e adolescentes, é um dos fatores para a aceitação e crescimento da arte em Lauro de Freitas. "Capoeira disciplina, socializa e resgata a auto-estima e o companheirismo", afirma.


mais notícias