468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Turista brasileiro faz as malas rumo à Europa
fonte : O Estado de São Paulo
17-Out-2003


Os brasileiros resolveram descobrir o velho continente e aproveitar as belezas das principais capitais européias, como Paris, Roma e Lisboa - destino de boa parte dos turistas nacionais nos últimos meses. Segundo dados da Comissão Européia de Turismo (CET), o volume de visitantes no continente cresceu 20% comparado ao mesmo período do ano passado. Mas em algumas operadoras, como a CVC, houve aumento de 55% entre junho e setembro nas viagens para a Europa.

Entre os fatores que incentivaram a elevação da demanda está a estabilidade do dólar e, principalmente, as dificuldades para entrar no território americano. "Hoje podemos afirmar que a Europa tem fatia significativa do fluxo de turistas que antes ia para os Estados Unidos", avalia o presidente da CET, Vicent Toulotte.

Na Agaxtur, outra operadora brasileira, o movimento se intensificou desde junho. O volume de passageiros é, pelo menos, 20% maior que em 2002, comenta o diretor da agência de turismo, Aldo Leone. "A impressão é que todos os brasileiros resolveram ir para a Europa", brinca Leone. Segundo ele, os números devem melhorar, especialmente com a expectativa de retormada de crescimento econômico do País.

As companhias aéreas também estão festejando o aumento da demanda. A média de ocupação para os países europeus não poderia ser melhor se comparado à crise dos últimos anos. Os vôos para o continente estão quase todos lotados, explica uma funcionária da operadora Marsans. Na TAM, por exemplo, a média de ocupação em setembro foi de 82% para a capital francesa e de apenas 62% para Miame, nos Estados Unidos - o que revela a preferência dos brasileiros.

A partir do dia 31 até 20 de novembro, a companhia terá voôs extras as terças e sextas-feiras. Para Miame, a previsão é que os vôos comecem só a partir de dezembro.

Na Varig, a média de ocupação também aumentou: 88% em setembro ante 74% no ano passado. Da mesma forma, a Air France aumentou em 10 pontos porcentuais o volume de ocupação em agosto em relação a 2002, para 84%. Segundo a empresa, o número de passageiros com destino a Ásia, que optam por fazer escala na Europa, também aumentou por causa da burocracia americana. Cerca de 80% dos passageiros da companhia que desembarcam em Paris estão em conexão para outros destinos.

Após o atentado de 11 de setembro, os Estados Unidos criaram vários mecanismos para controlar a entrada de estrangeiros no país. Um deles é a dificuldade para conseguir o visto. Hoje, o candidato precisa se deslocar até o consulado mais próximo do Estado de origem, para que a entrevista seja realizada. Além disso, desde meados do ano, os aeroportos americanos passaram a exigir visto até mesmo para escala na terra do Tio Sam. Mas os representantes europeus preferem atribuir o aumento de turistas às ações de marketing e às atrações do velho continente. Segundo a CET, os países com maior aumento de demanda entre julho e setembro foram França, Itália, Grã-Bretanha e Portugal.


mais notícias