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Novas rotas devem elevar turismo de estrangeiros
fonte : Jornal do Comércio
11-Jul-2007


Argentina, Chile e Peru, considerados alguns dos mais importantes emissores de turistas para o Amazonas, receberam, na manhã de ontem, as diretrizes da segunda fase do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional do Brasil, por meio das quais o país pretende ampliar dos atuais 5,5 milhões para mais de 7,9 milhões o número de turistas ingressos até o ano de 2010.

A promoção dos destinos nacionais nos mercados platinos vem sob a tutela do Ministério do Turismo, por meio do Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), cuja meta para os próximos três anos é fazer os 7,9 milhões de turistas estrangeiros deixarem no mercado interno US$ 7.7 bilhões em gastos de viagem. Segundo a presidente do Embratur, Jeanine Pires, o plano é definir grupos de mercados prioritários, como o Estado do Amazonas, por exemplo, a partir de fatores como acessibilidade aérea, oferta de leitos, divulgação já existente de produtos e serviços, além da capacidade de crescimento e absorção do contingente, entre outros.

A executiva afirmou que empresas do setor, associações e entidades do mercado turístico, operadores, agentes de viagem e secretarias estaduais e municipais de turismo, além dos órgãos de promoção internacional do destino Brasil, são alguns dos públicos a serem alcançados nesta segunda fase do Plano Aquarela.

A iniciativa do Embratur é simultânea à escolha de 2009 como o Ano do Destino Amazônia, ideal apresentado junto ao trade local pela OTCA (Organização do Tratado de Cooperação Amazônica), no início de junho, durante o Fórum Estadual de Turismo, momento no qual o coordenador de transporte, infra-estrutura, turismo e comunicação da OTCA, Donald Sinclair, explicou que o Amazonas foi selecionado para ser a pedra fundamental das ações de desenvolvimento na malha aeroviária, extrativista e socioambiental que serão implementadas em outras regiões de oito países amazônicos, incluindo o Brasil. “O Amazonas, com toda essa série de atrativos naturais, pode se transformar no grande trunfo das ações voltadas para o turismo”, asseverou o coordenador da organização.

No ranking global, a Argentina foi o país que mais enviou turistas ao Brasil em 2006, num total de 921.061. A meta para os próximos três anos, segundo Jeanine Pires, é atrair mais de 1,2 milhão de turistas argentinos.
Chile e Peru são os próximos na lista de turistas sul-americanos que mais frequentemente visitam o país, com 148.327 e 54.002, respectivamente.


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