468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Exposição no Rio oferece lembranças do Pan e da cidade
fonte : ASN
23-Jul-2007


Exposição Souvenir Carioca vai até 29 de julho, no Casa Shopping, com 97 peças inspiradas na cidade do Rio de Janeiro.

Os XV Jogos Pan-americanos começaram dia 13 e prometem deixar na memória dos visitantes boas recordações. Assim como a exposição Souvenir Carioca, inaugurada no mesmo dia, no Casa Shopping. A diferença é que os turistas poderão comprar as "lembranças" e levá-las na mala. A mostra reúne 97 suvenires inéditos, inspirados no jeito carioca de ser e nas belezas do Rio.

Com o objetivo de fomentar o turismo por meio da economia criativa, Sebrae no Rio de Janeiro e Senac Rio criaram um programa de estímulo à produção de lembranças com a cara da cidade. Cerca de 50 pessoas - entre artistas plásticos, designers, ceramistas, grafiteiros e estilistas - foram convocadas. A idéia era provocá-las a produzirem peças originais, mas de fácil reprodução.

Os participantes visitaram Rocinha, Santa Teresa, Pedra Bonita, Lapa e outros lugares que os inspiraram e sensibilizaram. Participaram também de três oficinas, a partir das quais desenvolveram um outro olhar sobre a cidade e o carioca. Ao fim de dois meses de trabalho, os artistas deram vida a 168 peças-piloto. Com o início do Pan do Rio, 97 delas serão apresentadas ao público no Casa Shopping.

O Souvenir Carioca se propõe a investir na comercialização dos objetos, com o intuito de gerar emprego e renda pela via da economia criativa. E a formação de preço é o primeiro passo rumo às vendas. Além de cursos sobre este tema, o Sebrae no Rio de Janeiro oferecerá aos expositores consultorias de acesso a financiamento.

Até o final deste ano, a entidade organizará rodadas de negócio entre os criadores dos suvenires, grupos produtivos e pólos. A idéia é apresentar aos participantes do projeto alternativas de fabricação em escala, de forma que as demandas de venda sejam atendidas.

Com o término do período de exposições, novos catálogos serão impressos e distribuídos em hotéis, embaixadas, consulados, aeroportos, pontos turísticos e lojas de suvenires. Além desta publicação, as lembranças também podem ser vistas no site www.souvenircarioca.com.br. No mesmo endereço, os internautas encontram os contatos dos idealizadores das peças e suas biografias.


mais notícias