468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Sérgio Cabral dá aval ao projeto de trem-bala entre Rio e São Paulo
fonte : Mercado e Eventos
25-Jul-2007


O governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral deu seu aval ao projeto de construção do trem-bala entre Rio e São Paulo. Ele recebeu nesta terça-feira (24/07) o projeto da Italplan, empresa italiana de engenharia que a pedido da Valec (empresa vinculada ao Ministério dos Transportes) desenvolveu o estudo de viabilidade da ligação ferroviária entre os dois estados.

"Esse é um projeto necessário. Eu já falei com a Ministra Dilma Rousseff e ela quer que o trem-bala saia do papel o mais rápido possível", disse Cabral. A expectativa do governo federal é licitar o projeto até o início de 2008. Com a previsão de sete anos para a execução da obra, em 2015, cariocas e paulistas já poderiam ir de uma cidade a outra em apenas uma hora e meia.

Pelos cálculos da Italplan, os U$9 bilhões necessários para a construção das linhas poderiam ser recuperados em apenas três anos e meio de funcionamento. Espera-se que, só no primeiro ano, 32,5 milhões de passageiros utilizem o trem para se deslocar entre Rio e São Paulo.

"No primeiro momento, teríamos trens partindo da Central do Brasil de meia em meia hora. Depois, com o aumento da demanda, este intervalo cairia para 15 minutos. É uma questão de hábito. A viagem de trem é mais segura e pontual, além de ser o meio de transporte com capacidade de levar mais passageiros", destacou o secretário estadual de Transportes, Julio Lopes.

O trem bala teria capacidade de transportar 855 passageiros por viagem, além de carga. A viagem, a cerca de 300 km/h, seria feita em uma hora e meia, a um custo estimado de R$130. Bem mais em conta do que a ponte aérea, hoje com tarifas custando em média R$300.


mais notícias