468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Restrições para uso de Congonhas geram mudanças na malha aérea
fonte : Agência Brasil
04-Out-2007


A entrada em vigor ontem (1º) das normas de restrição de uso do Aeroporto Internacional de Congonhas, em São Paulo, impostas pelo Tribunal Regional Federal e o cumprimento da Resolução 6 do Conselho Nacional de Aviação Civil, causou alterações no conjunto da malha aeroviária em todo o país. Além das mudanças para quem embarca habitualmente em Congonhas, houve dezenas de vôos com aterrissagem transferida para Guarulhos, o cancelamento de outra dezena de vôos habituais e mudanças de horários de embarque em muitas capitais do país.

A Resolução 6 tem impacto sobre as rotinas das empresas, pois na prática implica em readequar o tamanho das aeronaves e a consequente quantidade de assentos para o conjunto das linhas.

A resolução determina que os vôos partindo de Congonhas são limitados agora a uma distância máxima de 1 mil km e proíbe escalas ou conexões. Também limita a movimentação de aeronaves a 33 por hora nesse aeroporto. Em razão disso, vôos diários ou habituais de curta distância entre capitais de outras regiões foram eliminados, pois as empresas redistribuíram suas aeronaves por todo o sistema.

Todas as mudanças ocorrem simultaneamente por determinação das autoridades aéreas, segundo informou a Gol, por meio de sua assessoria de imprensa. A Gol eliminou de sua grade 38 vôos e alterou locais e horários de outros 57. Em Brasília, por exemplo, a empresa eliminou o vôo diário que partia às 22h10 para Tocantins, assim como o vôo dominical do início da tarde, para Salvador. Foram eliminados sete vôos do Rio de Janeiro para Congonhas, sendo três partindo do Galeão e quatro do Santos Dumont. Os vôos extintos abrangem 13 capitais.

A TAM, que é a maior empresa no segmento, não informou detalhadamente a quantidade de vôos alterados ou cancelados, mas segundo comunicado enviado à imprensa, informa que remanejou de Congonhas para Guarulhos todos os seus vôos para as regiões Norte e Nordeste e para Cuiabá e manteve em Congonhas vôos para 19 destinos.

Segundo o portal de comunicação da Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária (Infraero), até o meio do dia foram registrados 17 atrasos e 30 cancelamentos no aeroporto de Congonhas, entre 140 vôos programados. Em Guarulhos, foram registrados nove cancelamentos e 11 atrasos em 134 vôos programados.

Segundo a assessoria de imprensa da Infraero, os cancelamentos de hoje já são resultado da reestruturação dos aeroportos, embora incluam também outros avulsos.

As assessorias de imprensa das duas companhias informam que deflagraram antecipadamente serviços para contactar os passageiros com bilhetes reservados para informar das mudanças ou realocar vôos, mas em caso de dúvida recomendam telefonar para suas centrais de atendimento.

A Gol também colocou listas com as mudanças em seu site na internet.


mais notícias