468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Ler notícias Home > Notícias > Ler notícias
Rio instala maior árvore de natal do mundo com show na Lagoa
fonte : Estadão
03-Dez-2007


Árvore flutuante tem 85 metros e 2,9 milhões de microlâmpadas coloridas; shows atraíram milhares de pessoas
Pelo 12.º ano consecutivo, a Bradesco Seguros instalou uma árvore de natal flutuante com 85 metros e 2,9 milhões de microlâmpadas coloridas no meio da Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul do Rio. A inauguração ocorreu na noite deste sábado, com fogos de artifício, apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira e shows de Ivan Lins e Fafá de Belém. Milhares de pessoas acompanharam a festa.

A árvore flutuante pesa 530 toneladas e entrou para o Guiness Book em 1999, quando tinha 76 metros de altura, como a maior do mundo. Neste sábado, mais uma vez a atração provocou congestionamento nos dois sentidos da Avenida Epitácio Pessoa. Centenas de vendedores de bebidas enlatadas, pipoca e cachorro-quente aproveitaram para faturar. Apesar da multidão, foram instalados apenas 30 banheiros químicos no entorno da lagoa. A festa foi realizada com recursos públicos, por meio da Lei Rouanet, que permite à empresa deduzir do imposto de renda parte do valor investido no projeto.

A árvore metálica cresce a cada ano: a primeira, de 1996, tinha 48 metros de altura, e a versão atual mede 85 metros, três a mais que a do ano passado. O tema deste ano é "Um símbolo de esperança para a família brasileira". O cenógrafo Abel Gomes definiu a árvore como "uma grande catedral da fé".

Ainda segundo o cenógrafo, os efeitos visuais reproduzem vitrais "presentes em igrejas de diferentes religiões". A energia gerada para manter a estrutura por 30 dias é equivalente à consumida por uma cidade de médio porte durante uma semana, segundo a Bradesco Seguros - os sete geradores utilizados são movidos a biodiesel.


mais notícias