468










Informações Locais
Brasil
Europa
América do Sul
America do Norte
Ásia
América Central / Caribe
África
Oceania

Informações Gerais
Trabalho no Exterior
Passagens Aéreas
Dicas de Imigração
Como me Locomover
Onde Dormir
Como me alimentar
Preparar a Mochila
Quanto vou Gastar
Notícias do Turismo
Vistos e Vacinas

Comunidade
Fórum VDM
Mochileiros em Viagem

Ferramentas
Álbum de Fotos
Conversor de Moedas
Conversor de Medidas
Quiz Voudemochila

Institucional
Anuncie no Voudemochila
Quem somos
Política de Privacidade
Fale Conosco
Questões Frequentes
Indique o Voudemochila
News Voudemochila
Estatísticas do Site
Trabalhe Conosco
Mapa do Site
Links Úteis

Parceiros
Vagas de emprego Jooble

Como me locomover Home > Como me locomover

Essa seção está bastante focada para viajantes da Europa. Em breve estaremos remodelando essa seção para expandir para os demais continentes!



De cidade para outra cidade:

Na Europa o transporte público é dos melhores do mundo. A melhor maneira de viajar entre as cidades é de trem ou ônibus, melhor até que de avião, a não ser em alguns casos especiais. Além disso, o tempo perdido de trem ou ônibus é muito menor que avião, mesmo sendo o trecho mais demorado (por exemplo, pode-se gastar uma noite inteira viajando, mas de qualquer forma você estaria dormindo! De avião, seria de dia e tem ainda os translados, que no total pode ocupar um dia inteiro!!!)

Atenção: NÃO é possível comprar o Eurailpass na Europa, é necessário comprá-lo no país de origem.

Caso haja algum trecho que queira fazer sem utilizar o Eurailpass, considere a possibilidade de ir de ônibus, é sempre mais barato.

Dê preferência aos trens e ônibus noturnos, pois aí vc economiza dinheiro da estadia e não perde tempo útil na sua viagem (a não ser que a viagem de trem seja daquelas panorâmicas). Perca sempre um tempinho estudando os horários dos trens, vale a pena.Tudo na Europa é MUITO pontual, você verá horários tão precisos como 12:59, 3:11... perdeu o trem já era!

Outra coisa, táxis não são necessários nunca. É sempre possível locomover-se com transporte público, então não desista e resista a tentação do táxi, sempre tente os busões e metrôs... E porque não uma caminhada. A idéia de utilizar um patinete para se locomover nas cidades também é muito interessante. Ele é um equipamento meio pesado, mas com certeza economizará tempo e dinheiro.


Dentro de uma cidade:

Já dentro das cidades, o transporte público varia muito de qualidade, quase sempre de bom a excelente, dificilmente haverá uma cidade com transporte público a desejar.

Uma primeira coisa que se nota é que em praticamente todas as cidades o transporte público não tem cobrador, não tem catraca, não tem roleta, não tem verificação na entrada. Você pode entrar e sair à vontade, do metrô, do bonde, dos ônibus. Entretanto, não se iluda!!! É necessário pagar, e aqui vamos explicar como!

Siga exatamente as instruções aqui para evitar as pesadas multas aplicadas a infratores. As multas são levadas a sério, e cobradas no instante da infração. E se você não tiver dinheiro na hora, eles vão te acompanhar até um caixa eletrônico para que o retire. Cuidado com a tentação de economizar alguns poucos euros para arriscar uma pesada multa!

Caso você tenha comprado um ticket simples, de uma viagem, ao entrar no ônibus haverá um lugar para você carimbar o ticket com a hora em que embarcou. Normalmente ele fica válido por um período após o marcado no ticket (de 1-3 horas, dependendo da cidade). Andar com o ticket sem carimbar é o mesmo que não ter o ticket, e a multa será igualmente aplicada.

Caso você tenha um ticket diário, de 2 dias, 3, ou enfim, de um período, basta carimbar depois do primeiro transporte. Ele ficará válido durante o período, a partir do horário carimbado, sem necessidade de se "recarimbar". Novamente, andar com um ticket desses sem carimbar é o mesmo que nada!

Nos bondes o procedimento é o mesmo, e nos metrôs também, nas catracas de entrada.

P.S.-> Muitas vezes os inspetores dão uma colher de chá para estrangeiros pois muitos não entendem o que é para fazer (outros se fazem de desentendidos), e nesses casos eles orientam sem dar multa. Mas é melhor não dar sopa para o azar, de repente você pega um que brigou com a mulher na noite passada aí já viu... :-)))